POR QUE RECICLAR?

Cada pessoa, dependendo do poder aquisitivo, gera entre 500 gr. a 1 kg. de lixo por dia. Imagine o que isto representa apenas na cidade do Rio de Janeiro, cuja população ultrapassa os 9 milhões de habitantes!

 

Considerando-se que 60% do lixo representam materiais recicláveis, e que apenas 3% são enviados para as usinas recicladores, podemos calcular quanto desperdício acontece por conta do descaso do poder público e da falta de mobilização da sociedade civil.

 

Este cenário pode ser mudado se cada cidadão, consciente de sua responsabilidade na preservação do Planeta, fizer um simples gesto: SEPARAR o lixo comum do lixo reciclável, enviando para a reciclagem as embalagens de plástico, papel, papelão, vidro, alumínio e ferro, que demoram centenas de anos para se decompor, quando vão parar no aterro sanitário.

 

A reciclagem, como o próprio nome diz – RE = de novo, ciclagem = ciclo de vida, é um processo industrial que permite o ciclo reverso das embalagens pós-consumo, transformando-as em novas embalagens ou em matéria-prima para outros produtos.

 

A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia, é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos da cidade que poderiam ser usados para outros fins como parques, casas, hospitais, etc.

 

A reciclagem só é possível através da prática do sistema de coleta seletiva de lixo nas residências, empresas, shoppings, clubes, associações, escolas, comunidades.A teoria da lei da conservação da matéria, enunciada no século XVIII pelo químico francês Antoine Lavoisier - “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, nunca foi tão verdadeira e atual, e pode ser modernizada na sua conclusão: tudo se recicla. A começar pelos nossos hábitos e atitudes.

Pensando no amanhã, reciclamos hoje. 

Tel: ​21-2431-2050  |  Cel: 21-98772-2300
Email: reviverdegestaoambiental@gmail.com