PERGUNTAS FREQUENTES E ALGUMAS DICAS

 

 

 

A coleta seletiva de lixo é obrigatória?

R: Sim.

A lei municipal do Rio de Janeiro nº 4.989, de dezembro de 2008, tornou obrigatória a coleta eletiva até dezembro de 2012. 

Em 2 de agosto de 2010, a lei federal nº 12.3051 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

Em 12 de março de 2013, a lei estadual nº 6.408 torna obrigatória as edificações residenciais com mais de três andares no Estado do Rio de Janeiro a disponibilizarem recipientes para coleta seletiva de lixo, com prazo de 90 dias para entrar em vigor.  

Clique na imagem e leia o texto na íntegra.

O duto coletor de lixo está proibido nas novas construções?

R: Não existe lei que determine a proibição do duto coletor, que era utilizado nos prédios construídos até a década de 90 para o descarte do lixo domiciliar.

Porém, os inúmeros transtornos causados pela utilização do duto coletor - entupimento, manutenção do compactador, mau cheiro, falta de higiene, descarte do lixo misturado – os novos prédios passaram a colocar no compartimento da lixeira dos andares um cesto com tampa, para os faxineiros recolherem o lixo e levarem para o depósito final na garagem.

 

 

Como devo colocar as embalagens de comida para a coleta seletiva?

R: Retire sempre os resíduos de comida, para evitar o mau cheiro e não atrair as baratinhas. Enxágue as latas de conserva, molhos, cremes, iogurtes, embalagens “longa vida”. Uma dica para economizar água é deixar estas embalagens na pia, enquanto lava as louças.

 

 

Eu preciso amassar as embalagens recicláveis? Por que?

R: Não é preciso, mas ajuda a diminuir o volume do lixo reciclável.

Experimente retirar a tampinha da garrafa pet e amassá-la com o pé e observe como ela fica “magrinha”! Assim, o número de garrafas pet que cabem num  saco plástico é maior.

 

 

 

 

A Comlurb faz a coleta do lixo reciclável? Qual é o procedimento?

Os materiais recicláveis ofertados para a Comlurb devem ser acondicionados em sacos plásticos transparentes para que o gari possa visualizar o seu conteúdo e detectar a possível presença de material orgânico, contundente e perfurante no seu interior.

Consulte no site http://www.rio.rj.gov.br/web/comlurb o dia e horário que o caminhão da coleta seletiva da Comlurb passa em sua rua.

 

 

 

O que faço com o lixo eletrônico?

O lixo eletrônico contém metais pesados e não pode ser descartado junto com o lixo comum. O Shopping Infobarra tem um posto de coleta da empresa Futura Ambiental, que recolhe todos os equipamentos eletrônicos.

 

Pensando no amanhã, reciclamos hoje. 

Tel: ​21-2431-2050  |  Cel: 21-98772-2300
Email: reviverdegestaoambiental@gmail.com